sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Clube de leitura e de vida!

Hoje, 27/02/09, foi dia de reunião do Clube de Leitura que se encontra para conversar na Livraria da UFF toda última sexta-feira de cada mes. O livro discutido foi "Órfãos do Eldorado", de Milton Hatoum, publicado pela Companhia das Letras em 2008.
Decididamente, este é um grupo bom de se pertencer. Seu traço mais marcante, se eu tivesse de escolher um, é a liberdade. Liberdade que permite que "leigos" e "ordenados" defendam seus pontos de vista com uma singeleza que, confesso, é rara, particularmente na academia, tão marcada pela mau humorada "meritocracia".
Enquanto isso, vai desfilando pela nossa frente a cegueira em ensaio de um Saramago, o emburrado Casmurro de Machado, a maluquinha da filha do escritor do Gustavo Bernardo (que brindou o grupo com uma participação riquíssima... a melhor oficina sobre como um escritor produtivo escreve de que eu já participei) e agora a rica contação de "causos" mitológicos, alinhavados em torno de uma estória de amor e sacanagem (no sentido político do termo, o mais usual evidentemente) que têm o horizonte do Eldorado (um navio que afunda, uma ilha que abriga leprosos e um lugar perdido no horizonte). Legal... muito legal...
Tudo isso acontecendo dentro de uma livraria universitária, com cafezinho, pãozinho de queijo e cachacinha especial da safra do diretor da EDUFF, o escritor Mauro Romero, que além de livros científicos na sua linha de pesquisa em DST (doenças sexualmente transmissíveis), também é um contador de "Casos e Causos Médicos".
O grupo já escolheu democrática e anárquicamente o que vai discutir nos próximos dois meses: no final de março "A elegância do ouriço" de Muriel Barbery e no final de abril "Dois irmãos", novamente do Milton Hatoum.
De fato... este é um grupo bom de pertencer...

4 comentários:

  1. Achei teu blog e tempo para escrever.Seus comentarios são extremamente sedutores,ja que nos convidam ao desejo de tb participar.Vc tem sabido resumir nossos momentos de leitura de uma maneira peculiar.Gostei de saber que vc aprecia Esposamante(genial)e tb a natureza(como na foto).Acredito que deves estar gostando muito do nosso "ouriço e a elegancia como a autora o apresenta.Ate nossa reunião! Ceci

    ResponderExcluir
  2. Oi Emanuel,

    Fiquei muito interessada na leitura da Elegancia do Ourico, q li em frances, e adorei. Gostaria muito de popoder participar da reuniao sobre esse livro e compartilhar impressoas, nem q seja so ouvindo pq nao sei falar em publico. Travo total.

    Nao sei como devo fazer para saber data exata, local, etc.

    Um grande abraco,

    Cybèle

    E mail cythilu@ig.com.br

    ResponderExcluir