quinta-feira, 30 de julho de 2009

Quem tem medo de Virginia Wolf?

Sai da última reunião do Conselho Universitário da UFF (29/07/09) com um filme na minha cabeça: ‘quem tem medo de Virginia Wolf?’ Este foi o nome de um clássico norte-americano que deu o Oscar a Elizabeth Taylor em 1966 e que trata de relações complicadas entre dois casais, intelectuais e professores universitários, sendo uma das mulheres a filha do reitor da universidade.
Em que pese as circunstâncias e problemáticas não serem estranhas aos nossos ambientes acadêmicos, minha indagação tinha razões menos pessoais e intimistas e mais metafórica porque eu me perguntava por que algumas pessoas têm tanto medo de levar a cabo a decisão já tomada pelo Conselho de realizar um plebiscito na universidade sobre os cursos pagos.
Medos e preocupações contudo são legítimos e fazem parte da nossa constituição humana... compreendo isso. O que não dá pra compreender e nem aceitar é a insistência subliminar em querer descumprir por meio da “enrolação” e procrastinação uma decisão já tomada pelo Conselho. Afinal será que ouvir a comunidade acadêmica é um lobo(Wolf)mau pra esse pessoal? Se for isso eu fico pensando como deve ser difícil dirigir uma instituição cuja voz se tem tanto medo de ouvir!

Um comentário:

  1. Prezado Prof. Emmanuel,

    Sou servidor da UFF de Volta Redonda e obviamente não posso me identificar. Mas estou atento a todos os movimentos que me são possíveis dentro desta Universidade. E hoje todos sabem o momento que vivemos nesta "Sucupira de Meu Deus" . É com grande satisfação que lhe digo, que hoje o senhor está conquistando a admiração de pessoas sérias e éticas que estão sendo desrespeitadas por esta política suja que permeia Volta Redonda.
    Estamos juntos com dignidade e competência. Juntos por uma administração pública reconhecida por seus valores de fato. Juntos pela Universidade Federa Fluminense, que se souber realmente escolher, terá um novo Reitor compromentido com a universidade. E o mais importante, um Reitor que se libertou das amarras de uma vice-reitoria "pesada" demais para os que amam esta Universidade.

    Boa sorte!!!
    Gratos somos pelo apoio!!!!

    ResponderExcluir